TOILE DE JOUY fourever
Tecido de uma fábrica francesa do século XVIII, voltou com tudo e não saiu mais. Uma estampa que foi usada como decoração e traduzir imagens de paisagens idílicas e camponeses em suas vidas na natureza.
Hoje, essa narrativa foi reinventada por artistas contemporâneos com elementos modernos e com tecidos atuais, o que foi uma ótima sacada, a febre pegou!!
Origem: Fabricado na França, desde 1760, na cidade de Jouy, a origem deste tecido é histórica e data do sec XVI quando os navegantes portugueses trouxeram da India para Europa tecidos em algodão pintados em cores fortes, e se tornaram febre na sociedade dando impulso a fabricação destes tecidos na França. As cores originais eram púrpura, lilás, vermelho, violeta,café e preto.
HISTÓRIA
A fabrica em Jouy desenvolveu a impressão destes tecidos com desenhos detalhados e os motivos eram composto por personagens mitológicos, históricos, opéras da moda e cenas campestres.
O seu apogeu foi quando os desenhos começaram a ser feitos pelo famoso artista da época J.B. HUET. No ínicio os tecidos eram estampados através de uma placa de cobre e os detalhes feitos à mão posteriormente. Mais tarde foi desenvolvida a técnica de gravação em cilindros de cobre.A fábrica chegou a receber o título de “Manufacture Royal”e foi visitada por Napoleão.Seu proprietário Philippe Oberkampt foi condecorado com a “Legião d Honneur “.
A fábrica fechou em 1843 e infelizmente a maior parte do acervo desapareceu e somente 14 estampas foram preservadas. O bastante para perpetuar a história deste estilo de tecelagem que é muito lindo e totalmente FOREVER.
Nenhum comentário:
Postar um comentário